KRAV MAGA, a IKM- Portugal e a sua colaboração com Forças Militares Nacionais e Estrangeiras.

copyright: Bryan Ferreira

As Operações Especiais do Exército Português, a Guarnição da Fragata NRP Corte Real da Armada Portuguesa, A Guarna Nacional Republicana, as Special Operations Forces da Lituânia, o Korps Marines da Holanda e até as Israeli Defence Forces (IDF) de Israel já tiveram ou têm formação de Krav Maga com Instrutores certificados Portugueses.

Apesar das suas muitas variantes, o Krav Maga nasce no seio Militar e é neste meio que este método de defesa pessoal respira livremente, fazendo jus à sua natureza prática mas totalmente eficaz.

A Gabi Noah International Krav Maga (IKM), garante a mais alta qualidade dos seus Instrutores, garantindo formação específica e contínua dentro de cada área.Uma das formações que a IKM oferece aos seus Instrutores, que são escolhidos pelas suas características e conhecimentos, é o curso de Instrutores de Krav Maga Militar.

 

Portugal conta com alguns desses docentes de Krav Maga Militar, que com o normal carimbo de qualidade e profissionalismo característico dos militares português, já treinaram por solicitação algumas forças Nacionais e também Estrangeiras.

No âmbito Nacional, a IKM-Portugal, conta com um Instrutor do CTOE (Centro de Tropas de Operações Especiais), que além da formação contínua naquela Unidade de Elite, tem-se destacado com formações dadas em Portugal, na vertente policial, nomeadamente aos operacionais da Guarda Nacional Republicana e no estrangeiro à varias forças internacionais, mais recentemente às Special Operations Forces lituanas, no quadro das NATO Baltic Assurance Measures.

A forma radiante, profissional e metódica com que este instrutor apresenta o seu trabalho, levou-o a reconhecimentos públicos quer por profissionais dentro da instituição militar, quer por profissionais de outras áreas, onde ambos referem a forma emocionante com que o mesmo traça a sua conduta.

Ainda no nosso País, a IKM-Portugal conta com um outro instrutor, este, na Armada Portuguesa, que tem efetuado formações deste método de defesa pessoal em vários locais, quer no Continente, quer nas Ilhas ou mesmo em alto mar, para militares da Marinha, tendo sido a última a bordo da Fragata NRP Corte Real da Armada Portuguesa, levando assim este tipo de ensinamentos a locais onde a ação pode efetivamente decorrer para estes profissionais.

Já no âmbito Internacional, a IKM-Portugal tem tido várias colaborações com diferentes Países.

Além das Special Operations Forces lituanas, já referidas acima, outro instrutor tem também explorado o estrangeiro. O instrutor chefe da IKM e IKM-Portugal, um instrutor português, também ele militar, na disponibilidade, que prestou serviço por uma década, numa unidade especial das Forças Armadas Portuguesas, os Pára-Quedistas.

Este Instrutor tem colaborado em países como a Holanda, onde a sua contribuição passa por cinco dias anuais de formação aos instrutores de Educação Física e Combate Corpo a Corpo, do Korps Marines daquele País, ou até mesmo nas Forças Armadas Israelitas, através de convite efetuado por altas patentes da Israeli Defence Forces, onde este instrutor teve o prazer de dar formação de Krav Maga a um Curso de Oficiais Superiores, futuros Comandantes de Unidades de Combate.

 

Mais projetos existem para um futuro próximo, dentro da componente militar, que para quem vive e sente o Krav Maga, o bom não é suficiente, batalhamos e “combatemos” para alcançar o ótimo. Este, tão difícil de alcançar, mas não impossível, traduz-se pela qualidade dos nossos instrutores e dos programas técnicos, flexíveis e adaptados ao novo ambiente operacional.

Moisés Frutuoso
Krav Maga Expert